20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Os pássaros de Jessye

Compartilhe

O priolo (Pyrrhula murina) é considerado vulnerável, mas foi em tempos atrás uma das aves mais ameaçadas da Europa. Atualmente, a sua população encontra-se estável, rondando os 1.000 indivíduos, fruto dos esforços realizados, ao longo de mais de uma década, para salvar a espécie.

Encontra-se apenas nos Açores, Portugal, confinado à zona este da ilha de São Miguel, nos conselhos da Povoação e Nordeste, nas poucas manchas de floresta laurissilva que ainda se podem encontrar nesta parte da ilha. Possui dimensões reduzidas, com cerca de 15cm a 17cm, sendo identificado pela cabeça, pelas asas e pela cauda pretas e um tom castanho acinzentado no resto do corpo. O seu canto é um assobio melancólico que facilmente reconhecemos no meio da floresta.

Inverna em diversos habitats florestais (sobretudo com faias), zonas relativamente abertas e terrenos agrícolas com sebes, visitando por vezes jardins. Tamanho e forma semelhantes às do tentilhão, mas com a cabeça acinzentada a preta distinta, o peito laranja e o bico amarelado durante o inverno. Tem o uropígio branco, visível em voo. Esta espécie nidifica no norte da Europa (fino-Escandinávia) e inverna sobretudo na Europa central. Em Portugal, é um invernante raro, que ocorre em números muito variáveis de ano para ano.

Veja também...

Acontece em Belo Horizonte, nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2024, o 3º Simpósio Autismo na Atualidade, um evento …

Nunca é tarde, recomece em algum lugar. Quantas vezes já pensamos que o tempo passou, que oportunidades se perderam? A verdade é …

Agora é Oficial! Estamos com a pré-venda do livro “Autismo Novo Guia” na Amazon. Como neuropsicóloga, eu leio muito material acadêmico, além …

plugins premium WordPress