20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Jornada de estudos em Pelotas

Compartilhe

Foi um prazer e uma honra ministrar o minicurso “Escritas autistas: uma autocorpografia de autores autistas” durante a Jornada de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Pelotas (Jel/Ufpel). Há muito que penso que a literatura é o modo mais seguro de acessarmos a heterogeneidade do autismo.

A mesa foi composta por três escritores autistas: Sophia Mendonça e Selma Sueli Silva trabalharam romances, enquanto Gustavo Ruckert se aprofundou na poesia. Foi um diálogo delicioso que envolveu temas como mercado editorial, os desafios da publicação, o autismo em mulheres e a sexualidade de pessoas autistas.

Gustavo, que também é professor na área de Literatura na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), falou sobre a importância do letramento autista. “A gente se entender como autista passa muito mais por ler, escutar e dialogar com outras pessoas autistas para tentar entender no que a gente é diferente ou semelhante. Isso diz mais sobre nós do que uma lista de características que algum laudo médico possa nos dar”, observou Gustavo Ruckert.

O que é a JEL

O minicurso sobre escrita de autistas integra a Jornada de Estudos da Linguagem (JEL), da Universidade Federal de Pelotas (UfPel). Em 2024, sou uma das organizadoras deste grande evento, que encontra-se em sua sétima edição. A Jornada de Estudos da Linguagem  é um evento organizado por discentes do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a coordenação do Programa. Busca-se, com o evento, proporcionar um ambiente de reflexão e de aprendizagem no âmbito dos estudos de linguagem, texto e imagem. A JEL tem como público-alvo os acadêmicos de Letras da região.  

O evento também tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica trabalhos que estão sendo desenvolvidos por discentes de Pós-Graduação e de Graduação em Letras da UFPel. Além disso, busca atualizar e qualificar profissionais de ensino, pesquisadores, pós-graduandos, graduandos e demais interessados pelos estudos em Linguagem. Este ano tivemos uma pluralidade de temas, que vão de libras a fake news, passando por literatura carcerária, autoficção e o grotesco na literatura, entre outros.

Veja também...

Um papo sério que pretendo levar com terapeutas. Vejo muitos profissionais com pouca flexibilidade para trabalhar com as crianças, quando essas não …

O vídeo abaixo retrata o que muitas vezes acontece no atendimento. Já viu isso na prática? É como se estivéssemos cavando e …

Uma das parcerias mais lindas e importantes que temos, e não estamos falando de dinheiro e sim de muita cumplicidade, carinho e …

plugins premium WordPress