20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Não hesite em buscar ajuda

Compartilhe

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos afirma que o transtorno do espectro autista (TEA) é quatro vezes mais comum entre meninos do que entre meninas. No entanto, o que especialistas têm alertado sobre dados como esse é que eles podem surgir devido a fatores que levam mulheres a serem diagnosticadas com autismo mais tardiamente, na adolescência ou ainda na vida adulta.

É o caso de Aline Pessota, de 34 anos, que só veio a ser diagnosticada com autismo aos 33. A suspeita do TEA surgiu quando o filho da empresária, Matheus, de 12, passou pela neuropsicóloga e recebeu o diagnóstico do transtorno. Inicialmente, Pessota suspeitava que ele tinha dislexia devido a dificuldade na escola.

Matheus foi diagnosticado com TEA nível um de suporte e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) misto. Quando a neuropsicóloga percebeu os indícios de autismo no adolescente, ela explicou que parte da sua conduta era orientar os pais sobre o transtorno ser hereditário e que o ideal seria tanto a empresária quanto o marido investigarem a possibilidade de também estarem dentro do espectro.

Pessota explicou o cenário para a neurologista que já a acompanhava devido a um quadro de enxaqueca e, então, foi encaminhada para realizar os mesmos testes neurológicos feitos por Matheus. A empresária foi diagnosticada com autismo nível um de suporte e TDAH misto também.

FONTE: Revista Marie Claire

Sabe o que mais me deixa triste nessa matéria? É o fato de essa mãe ter demorado tanto tempo para descobrir o nome da diferença que sempre a acompanhou. Infelizmente, mulheres autistas vivem uma vida inteira ou recebendo diagnósticos equivocados ou nem sequer recebem diagnósticos, como diz o início do texto. Se você desconfia de qualquer diferença, busque um especialista. Não hesite em cuidar da sua saúde mental!

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress