Crianças com autismo apresentam déficits significativos nas habilidades de imitação, que impedem a aquisição de comportamentos e socializações mais complexos. A imitação geralmente é direcionada no início dos planos de intervenção e continua sendo abordada durante todo o tratamento da criança.
O uso da abordagem integrada à atividade da ioga como terapia complementar para crianças diagnosticadas com transtorno do espectro do autismo (TEA) raramente é relatado e pouco se sabe sobre a eficácia de tais intervenções. Um estudo investigou a ioga como um método de tratamento com crianças com TEA para aumentar as habilidades imitativas.
Pais e seis crianças com TEA participaram de um programa de dez meses de cinco sessões semanais e prática regular em casa. As avaliações pré, meados e pós-tratamento incluíram observadores e classificações dos pais das habilidades de imitação das crianças em tarefas relacionadas às habilidades de imitação, como ações motoras amplas, vocalização, imitação complexa, movimentos faciais orais e imitação de exercícios respiratórios
Observou-se melhoria das habilidades de imitação das crianças, apontando especialmente para os movimentos faciais corporais, posturais e orais. Os pais relataram mudança no padrão de brincadeira dessas crianças com brinquedos, colegas e objetos em casa.
Este estudo indica que a ioga pode oferecer benefícios como uma ferramenta eficaz para aumentar a imitação, habilidades cognitivas e comportamentos sociocomunicativos em crianças com TEA. Além disso, as crianças apresentaram habilidades aumentadas em contato visual, tolerância ao sentar, comunicação não verbal e habilidades receptivas aos comandos verbais relacionados à relação espacial.