20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Chegou às livrarias e às principais plataformas digitais, em 27 de junho último, o livro O futuro do autismo – histórias, ciência e esperança para além do espectro, assinado pelas jornalistas Alecsandra Zapparoli e Cristina Ramalho, em coautoria com o Instituto Pensi (Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil). A publicação apresenta uma visão ampla do transtorno do espectro do autismo (TEA), reunindo mais de 50 entrevistas com especialistas nacionais e internacionais, além de relatos de mães, pais, crianças e adultos autistas. “O livro ‘O Futuro do Autismo’ apresenta um olhar de convicção na mudança, reunindo os aprendizados e reflexões de uma década de atuação do projeto Autismo e Realidade, desde sua incorporação ao Instituto PENSI em 2015”, afirmou Noemi Takiuchi, que foi a responsável por revisar todo o livro.

A obra traz sete capítulos organizados de forma temática, cada um deles iniciado por uma carta escrita por familiares, terapeutas, autores ou pessoas com autismo. “Foi estruturado como um livro-reportagem, intercalando dados de pesquisa, entrevistas e narrativas de profissionais, familiares e de pessoas com autismo, com o objetivo de aproximar os leitores a conhecer desafios, conquistas e caminhos possíveis e inspiradores para o futuro”, explicou Takiuchi. Segundo Cristina Ramalho, o objetivo é que “a informação científica venha sempre de mãos dadas com empatia e representatividade”.

Combinando dados históricos, conceitos diagnósticos, neurociência e vivências reais, o livro aborda desde o primeiro diagnóstico oficial de autismo (Donald Triplett, em 1938) até os avanços atuais do rastreamento ocular (eye-tracking) e a identificação precoce de marcadores genéticos. Entre os entrevistados, estão nomes como o Dr. Ami Klin (Marcus Autism Center) e o Dr. Charles Nelson (Harvard/Boston Children’s Hospital). Há ainda espaço para temas como vida adulta, mercado de trabalho, afetividade e inclusão, com destaque para iniciativas como a ONG Specialisterne, que já inseriu mais de 2 mil autistas no mercado.

“Precisamos enxergar o autismo não apenas como um desafio clínico, mas como uma oportunidade de reinventar políticas de inclusão”, afirma Dr. José Luiz Setúbal, vice-presidente do Instituto Pensi.

Alecsandra Zapparoli destaca: “No mês em que celebramos o Dia do Orgulho Autista, queremos amplificar vozes. O livro oferece ciência de ponta, mas sobretudo esperança para famílias, educadores e gestores públicos”, destaca a jornalista.

A obra está disponível em versão física e digital (ePub e PDF), com 320 páginas e preço de capa de R$ 170. “Desejamos que a leitura de ‘O Futuro do Autismo’ possa ajudar na divulgação de conhecimentos científicos sobre TEA, promover engajamento social e contribuir para a formação de profissionais da saúde, educação e formuladores de políticas públicas. O livro é um convite ao diálogo e à transformação, em direção a uma sociedade mais inclusiva e empática”, finalizou Noemi Takiuchi, que é a coordenadora do projeto Autismo & Realidade, no Instituto Pensi.

FONTE: https://www.canalautismo.com.br/noticia/livro-reportagem-o-futuro-do-autismo-reune-ciencia-e-vivencias-sobre-autismo/

Veja também...

Nathalia Costa Rodrigues, de 26 anos, de São Carlos (SP), jamais imaginou que um gesto específico que sua filha fazia com frequência …

Raelzinho está na fase de desafiar regras e ordens. Na escola, em alguns momentos, desafia a hora de fazer atividades e quer …

Quando uma porta se fecha, outra se abre.Tenham sempre fé. Como autista, sei que entrar no mercado de trabalho é um grande …

plugins premium WordPress