20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

A natação e o aluno autista

Compartilhe

Muito se fala de inclusão escolar, no mercado de trabalho, na comunidade como um todo. Mas a inclusão também é no parque, no shopping e, por que não, na piscina, nas aulas de natação.

Vivemos uma época em que as informações estão sendo passadas, familiares e pessoas com autismo estão buscando cada vez mais saúde, qualidade de vida e inclusão nas aulas de natação em clubes, academias, escolas de natação, condomínios e centros interdisciplinares.

A comunidade científica tem dado grande contribuição com estudos falando sobre os efeitos das práticas aquáticas para pessoas com autismo, corroborando com relatos e observações de pais. Benefícios no desenvolvimento motor (tônus muscular, equilíbrio, planejamento motor), cognitivo (funções executivas), emocional e social, demanda mais marcante apresentada em indivíduos diagnosticados com autismo.

Diagnósticos esses cada vez mais presentes, tendo em vista as análises epidemiológicas, consequentemente um aumento da procura de matrículas de alunos com autismo em centros de ensino destinados à aprendizagem aquática e, em paralelo a isso, dos benefícios de uma boa estimulação aquática.

Em contrapartida, vem o questionamento se esses centros, essas escolas de natação, os clubes e as academias estão preparados para atender a essa demanda que cresce cada vez mais. É preciso que gestores se atentem a essa realidade latente, capacitando seus profissionais, desde a entrada na academia até o outro lado da ponta, que é o profissional que atua diretamente com o aluno.

Oferecer um projeto que de fato atenda às necessidades do aluno e da família, com opções de atividades que se encaixem em um processo inclusivo, seja para crianças, adolescentes e adultos com autismo. Seja ele de grau leve, moderado ou severo, todos têm o direito às possibilidades, é preciso oportunizar.

@acquamundy oferece para você aulas de natação individual ou inclusiva com toda a estrutura de piscina coberta e aquecida, além de profissionais capacitados.

Veja também...

Com mais de 125 anos de história e reconhecida como o maior hospital do Brasil em número de internações totalmente pelo Sistema …

Encerramento com a cara da Neuropsicolux: brincar!Hoje nosso time celebrou avanços e conquistas das crianças no ambiente real de um bufê infantil, …

Nathalia Costa Rodrigues, de 26 anos, de São Carlos (SP), jamais imaginou que um gesto específico que sua filha fazia com frequência …

plugins premium WordPress