20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Previsibilidade é importante

Compartilhe

Em minha estreia aqui neste site, a convite de Marlon Brum, optei por abordar um assunto que aflige muitas famílias: a baixa flexibilidade comportamental das pessoas autistas. Espero que gostem, e que este espaço seja um lugar para trocas de muitas experiências.

A rigidez cognitiva no autismo refere-se à dificuldade em ser flexível no pensamento, comportamento ou na adaptação a mudanças.

Isso pode se manifestar como resistência a alterações na rotina, insistência em determinados padrões ou dificuldade em aceitar novas ideias ou perspectivas.

Essa característica está relacionada ao modo como o cérebro processa informações e pode gerar desconforto, ansiedade ou crises quando as expectativas da pessoa são frustradas.

Embora seja desafiador, com apoio terapêutico e estratégias adequadas, é possível ajudar a desenvolver maior flexibilidade, reduzindo o impacto da rigidez no dia a dia.

A paciência, o respeito e a criação de um ambiente previsível são fundamentais para lidar com essa característica.

Veja também...

Nathalia Costa Rodrigues, de 26 anos, de São Carlos (SP), jamais imaginou que um gesto específico que sua filha fazia com frequência …

Raelzinho está na fase de desafiar regras e ordens. Na escola, em alguns momentos, desafia a hora de fazer atividades e quer …

Quando uma porta se fecha, outra se abre.Tenham sempre fé. Como autista, sei que entrar no mercado de trabalho é um grande …

plugins premium WordPress