20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

As lições de Manu e Carol ao longo desses anos

Compartilhe

Ser mãe da Manu e da Carol enche meu coração de gratidão, entre tantos outros sentimentos. Abaixo, algumas das lições que tenho aprendido com elas.

1- Nada sobre eles (autistas) sem eles. Escutar, aprender e incluir.
Eu mais aprendo com minhas filhas, do que ensino a elas!

2- Eu NÃO sou a mãe – mulher-maravilha que eu gostaria de ser para as minhas filhas e está tudo bem não dar conta de tudo…faço o meu melhor e sigo sem a culpa de querer “carregar o mundo nas costas”

3- Não importa o tamanho do obstáculo, se eu estiver disposta a superá-lo. O meu esforço, a minha dedicação diária e a constância são o que vai fazer toda a diferença nesse processo.

4- Ninguém é insubstituível (nem terapeutas, nem professores, nem babás…). Por mais difícil que sejam as mudanças, é necessário estar preparada para as adaptações. Trabalhar a inflexibilidade cognitiva das nossas crianças é fundamental!

5- Nem toda semente plantada será colhida instantaneamente… a recompensa pode vir a longo prazo, mas a colheita é certa! Esperar faz parte do processo!

6- Eu devo, sim, cuidar de mim e do meu casamento. Se eu estiver bem, e meu casamento alicerçado, as minhas filhas estarão bem e nosso convívio em família será mais feliz e saudável, diante de tantos desafios diários.

7- O diagnóstico de autismo não é uma sentença, é um trampolim para um novo recomeço. Recomeçar dói.. mas cada dia é um novo dia, e a forma como eu vou encarar esse novo dia é que vai fazer a diferença no novo recomeço!

8- Não fazer comparações! Cada autista é único, com caraterísticas próprias e individuais!
Comparações causam frustrações!

9- O maior preconceito começa dentro de casa.
Aceitar a condição das minhas filhas foi libertador ! Minhas filhas, meu orgulho! 💪

E vocês? Quais foram as lições que aprenderam???

Crédito: Instagram @autistas_com_lacos_e_fitas

#autismo #tea #amor #empatia

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress