Eu tinha uma imensa dificuldade em me concentrar em sala de aula, porque tudo era mais interessante. Eu começava o cabeçalho e desenhava logo embaixo. Eu não dava conta de fazer a tarefa, não conseguia copiar de jeito nenhum. Eu não me sentia motivado, é uma coisa que não depende apenas do método do professor. O método dele pode ajudar? Pode. E se essa criança tem o que eu tive, que é a disgrafia?
O que me ajudou na função de copiar do quadro foi mudar de escola, fui para uma mais inclusiva. Sentava na frente e a professora conversava comigo durante toda a aula, me dava dicas. Tipo: ‘Yuri, você entendeu isso aqui?’. Ela puxava sempre minha atenção.
Tudo isso está muito ligado à neuroquímica, de níveis dopaminérgicos no cérebro. Ou seja, nossa motivação depende muito mais de fatores externos do que da pessoa neurotípica, o aluno neurotípico, ou seja, o padrão, também acha chato copiar do quadro, mas ele tem engaja maior por ter seus níveis de dopamina mais estabilizados.
Compartilhe
TDAH e a sala de aula
Compartilhe
Yuri Maia
Diagnosticado com TDAH aos 7 anos, fundador do Instituto TDAH Descomplicado, ativista político da causa, mentor de pais com TDAH, adultos, lutando pela inclusão.
Veja todos os meus artigos
Veja também...
Com mais de 125 anos de história e reconhecida como o maior hospital do Brasil em número de internações totalmente pelo Sistema …
Encerramento com a cara da Neuropsicolux: brincar!Hoje nosso time celebrou avanços e conquistas das crianças no ambiente real de um bufê infantil, …
Nathalia Costa Rodrigues, de 26 anos, de São Carlos (SP), jamais imaginou que um gesto específico que sua filha fazia com frequência …