O ano de 2022 será bem diferente dos anos anteriores. Pela primeira vez, a Copa do Mundo acontecerá no final do ano, quase que se misturando com as comemorações de Natal. Como em todas as Copas, os álbuns de figurinha são foco do período pré-competição. As tradicionais trocas de figurinhas para completar o tão almejado álbum da Copa do Mundo já lotam praças, shoppings e estabelecimentos comerciais.
Mas o álbum da Copa também pode ter uma função educativa, principalmente para as crianças e os jovens atípicos, ou seja, que têm algum comportamento fora dos padrões e que podem ter origens diferentes, como deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem. Pensando nesse público, o Instituto Buko Kaesemodel, que desenvolve o Programa Eu Digo X, criou um álbum gratuito, que os pais podem fazer o download no site, e imprimir. Nesse álbum, a criança pode, além de colar as figuras, como bandeiras de cada país participante da Copa, recortar imagens e pintar as camisas dos jogadores.
Corte, colagem e brincadeiras
Segundo Sabrina Mugiatti, idealizadora do Programa Eu Digo X, a criação do álbum visa trazer a pais e pedagogos atividades lúdicas para realizar com as crianças atípicas durante o período da Copa. “Podemos, com o corte e a colagem, desenvolver a coordenação motora das crianças, despertar a percepção das cores e desenvolver a parte da criatividade, além de estimular os sentidos”, enfatiza. “Buscamos sempre, em todos os materiais que desenvolvemos de atividades para as crianças com síndrome do X Frágil e autismo, mostrar que a simplicidade pode estar presente, e que independentemente das condições financeiras da família ou da escola, os materiais são de fácil acesso e fáceis de produzir”, finaliza.
O álbum, bem como as figurinhas, estão disponíveis para download no site: www.eudigox.com.br/downloads/ , e podem ser utilizados por crianças de qualquer idade, com ou sem comprometimento intelectual.
CONTEÚDO EXTRA:
https://www.eudigox.com.br/
https://www.eudigox.com.br/downloads/