20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Um passeio, muitos significados

Compartilhe

Num post recente, escrevi sobre passeios que podem ser feitos a locais públicos e como isso pode ser revigorante, não só para aqueles que estão no espectro autista como também para toda a família. Resolvi voltar ao tema, por julgar ser de muita relevância.
Imagine um passeio em família, aqueles típicos de domingo! Muitas famílias após o diagnóstico de autismo ou outro atraso significativo do neurodesenvolvimento não só deixam de estarem juntas aos parentes mais próximos, como também deixam de fazer aqueles passeios com o “Bonde das tias, primas, etc”.

Pois bem, aqui na minha família foi um pouco diferente. Claro que já passamos por momentos de afastamentos, até para lidarmos melhor com o novo, as famosas transições do desenvolvimento: da primeira infância, da puberdade e finalmente da adolescência.

Laila é filha da minha prima irmã Luciana Chacur (por aqui primos e primas são criados como irmãos) e praticamente tem a mesma idade da Helena, diga-se de passagem apaixonada pela prima…

Mas houve épocas em que Laila não quis brincar com a minha filha Helena. Conforme o tempo ia passando, o contexto social e cognitivo de ambas ia se distanciando. Enquanto uma estava curtindo k-pop, a outra ainda queria brincar de bonecas…

Nem por isso deixamos de estimular a convivência e o “estarmos juntas”. Ambas estão mocinhas, cheias de suas vaidades, seus apegos, seus mimos, seus espaços.. Mas já compreendem a diversidade e curtem um passeio de braços dados num domingo muvucado de gente no Jardim Zoológico de São Paulo!

Entendem o significado dos laços, do amor em família.

E como ficam os nossos corações de mães ao vermos essa cena tão espontânea e tão cheia de significados?

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress