20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

O que seria um ativismo pragmático? O fato é que a maior dificuldade na comunidade do autismo é a conciliação entre pais, mães, profissionais e autistas… É de fato uma comunidade? Ou seria mais um reflexo de uma polarização sem contexto?

As adversidades têm nos rodeado a cada semana, banhadas a retrocessos cada vez mais constantes. Em nossa perspectiva, o ato de fazer ativismo tem ficado cada vez mais escasso, enquanto se posicionar tem sido uma tarefa cada vez mais árdua.

O que de fato importa é o quebra-cabeça ou mães e pais quebrando a cabeça para buscar qualidade de vida para suas crianças? Devemos crucificar a análise do comportamento ou devemos fazer uma autoanálise do nosso próprio comportamento? Estimular o autodiagnóstico é válido ou seria necessário mais responsabilidade?

São tantas questões cerceando o que de fato importa, que podemos acabar entrando em um limbo onde o ativismo se torna raso e as “ações” são meras palavras prometidas ao vento. Acreditamos que o diálogo seja sempre o caminho mais salutar, com debates engajados sobre questões que sejam de fato plausíveis de se tornarem realidade, distanciando-se de uma utopia e nos aproximando daquilo que verdadeiramente importa: o pragmatismo.

Cortem nossas cabeças, mas nascerão outras no lugar. É passado e presente, unindo-se por um futuro, onde o ativismo é pragmático. Hoje trazemos uma série de reflexões, apenas isso… Mas nas próximas semanas, iremos responder ao vivo, todas essas questões que atingem diretamente a “comunidade” do autismo!

Não esperamos que haverá consenso sobre todos os pontos, mas este é um manifesto por um ativismo que considere a realidade de toda a comunidade e busque por mudanças reais.

Com Willian Chimura, pesquisador, programador e youtuber. Ativista do movimento pelos direitos do autismo no Brasil

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress