20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Existe um universo para além do autismo que tem afetado a saúde mental das nossas crianças e nossos adolescentes. Precisamos olhar esse sujeito integralmente. Há tempos tenho me questionado profissionalmente e pessoalmente a respeito do que de fato é o autismo nessa era digital, pós-pandemia e, como diria meu mestre, “na pós-modernidade”.

Quando algo me incomoda, não cruzo os braços, busco reflexão, entendimento, compreensão para só depois realizar alguma ação. Trago pra mim a responsabilidade de cuidar, educar, acolher, ensinar, dar limites, amar e promover o desenvolvimento dos meus filhos com a mesma responsabilidade que entendo ter no compartilhamento de informações a respeito do autismo para a efetivação das políticas públicas.

Dito isso resumidamente, precisamos mudar de fato alguns comportamentos frente à disseminação de conhecimento na saúde mental, para não sermos veículos rasos de informação na formação de opinião do grupo social.

Autismo é complexo, sério e ainda requer muito da sociedade médica, terapêutica, política, econômica, parental , etc; Porém, existem outros diagnósticos, outras condições e outros contextos extremamente importantes que têm sido negligenciados na infância e adolescência porque muitos de nós voltamos nosso olhar apenas para um único padrão diagnóstico.

E, acreditem, o impacto desse cenário a médio prazo será danoso a todos nós, que, inclusive, promovemos diagnósticos irresponsáveis por pressão social. Um diagnóstico, um acompanhamento medicamentoso ou terapêutico equivocado é tão prejudicial quanto a ausência dele. Diagnóstico tem relação com prejuízos, sofrimento e tanto quanto uma intervenção precoce, ele precisa ser diferencial.

E é debruçada nessas provocações e reflexões que trarei o III Simpósio de Autismo e o I encontro de Saúde Mental da Infância e Adolescência 2024 na Baixada Santista.

Em breve, divulgarei mais informações, assim que a programação for enviada e aprovada pela coordenação técnica. Afinal, não fazemos nada sozinhos e sei que conto com quem mais trabalhou pela saúde mental no Brasil! Aguardem!

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress