20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Os pássaros de Jessye

Compartilhe

O priolo (Pyrrhula murina) é considerado vulnerável, mas foi em tempos atrás uma das aves mais ameaçadas da Europa. Atualmente, a sua população encontra-se estável, rondando os 1.000 indivíduos, fruto dos esforços realizados, ao longo de mais de uma década, para salvar a espécie.

Encontra-se apenas nos Açores, Portugal, confinado à zona este da ilha de São Miguel, nos conselhos da Povoação e Nordeste, nas poucas manchas de floresta laurissilva que ainda se podem encontrar nesta parte da ilha. Possui dimensões reduzidas, com cerca de 15cm a 17cm, sendo identificado pela cabeça, pelas asas e pela cauda pretas e um tom castanho acinzentado no resto do corpo. O seu canto é um assobio melancólico que facilmente reconhecemos no meio da floresta.

Inverna em diversos habitats florestais (sobretudo com faias), zonas relativamente abertas e terrenos agrícolas com sebes, visitando por vezes jardins. Tamanho e forma semelhantes às do tentilhão, mas com a cabeça acinzentada a preta distinta, o peito laranja e o bico amarelado durante o inverno. Tem o uropígio branco, visível em voo. Esta espécie nidifica no norte da Europa (fino-Escandinávia) e inverna sobretudo na Europa central. Em Portugal, é um invernante raro, que ocorre em números muito variáveis de ano para ano.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress