20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Trabalhar também com as habilidades e os hiperfocos de indivíduos com autismo pode levar ao desenvolvimento de profissionais altamente capacitados e focados. Muitas pessoas com autismo têm habilidades excepcionais em áreas específicas devido ao hiperfoco, que envolve concentração intensa em um tema ou atividade particular (Murray, 2018). Esse foco direcionado, aliado a ambientes que apoiem e estimulem essas habilidades, pode gerar desempenho acima da média em tarefas técnicas e detalhadas (Happé & Frith, 2020).

Quando falamos do mercado de trabalho, quando as empresas adaptam tarefas para alavancar essas habilidades, as pessoas com TEA mostram uma propensão a se tornar profissionais de alto desempenho. O suporte com estratégias específicas de comunicação e ambiente adequado, como a estruturação do espaço e atividades previsíveis, favorece não apenas o desenvolvimento profissional, mas também aumenta a satisfação e qualidade de vida do indivíduo (Scott et al., 2019).

Além disso, o uso de intervenções baseadas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e de programas de treino de habilidades sociais contribui para que esses profissionais aprendam a gerenciar melhor os contextos de trabalho, aumentando sua capacidade de adaptação e relacionamento interpessoal (Howlin, 2017).

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress