Algumas pessoas autistas conseguem perceber a movimentação, o clima e o sentimento, fazem a leitura corporal e do ambiente, pois têm a mente baseada no aprendizado por imagens. Muitas vezes, não têm como explicar o que sentem, mas estão certas de que estão vendo ou percebendo determinadas situações que as outras pessoas não estão. Com isso, ficam diferentes, quietas, pensativas e acabam se afastando das pessoas.
No entanto, existem aqueles que percebem tudo isso e falam sobre o assunto. Depois que se expressam, as pessoas ditas “normais” as tacham de loucas, manipuladoras, não entenderam direito, não ouviram direito, enfim, desacreditam do que constatamos ser uma verdade.
Passamos por mentirosos, problemáticos, violentos, sem educação e até criadores de confusão desnecessária, como sempre acontece infelizmente, quando um “normal” é percebido falando ou se referindo a determinada pessoa autista, ou quando a pessoa autista percebe que o ambiente muda quando está presente ou chega.
Já se percebeu afastando-se de alguém “do nada”? Já percebeu você não conseguindo fazer mais parte de um grupo ou lugar sem saber explicar o motivo?
Referências:
Baron-Cohen, (2008).
Temple Grandin, (1995).
Pelphrey, Shultz, Hudac, Vander Wyk, (2011).