20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Recentemente, tornei-me diretor da pasta de pesquisas e extensão da Liga Acadêmica de Estudos em Saúde Coletiva (Laesc) do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Confesso que a minha rotina tem sido um tanto quanto avassaladora, eu diria que até mesmo periclitante. Mas é curioso estar com os universitários e junto a eles, tornar-me um pesquisador.

Eu estou graduando psicologia, logo, busco credibilidade e embasamento para falar sobre o assunto, no intuito de ajudar pessoas. Tornar-me um psicólogo nunca foi um sonho tão obsessivo. Eu realmente quero sobrecarregar o meu cérebro de informações, a tal ponto que eu possa ter um shutdown de tanto estudar. Não façam isso, não é saudável, eu sou inconsequente.

Estranho dizer que aquele garoto diagnosticado com Síndrome de Asperger, o único filho autista que sua mãe tem, hoje tornou-se um dos grandes nomes do autismo no Brasil, marcando sua trajetória e carregando o sobrenome “de Lira” nas costas. O garoto antes invisível, que foi apresentado para todo o Brasil ao gravar uma matéria para a TV Globo, na função de diretor do Autistas Alvinegros, o primeiro movimento de inclusão social nos estádios de futebol feito por autistas que torcem para o Sport Club Corinthians Paulista. O garoto que superou suas dificuldades de comunicação e socialização, esforçando-se diariamente por altruísmo.

Mas eu quero mais… A ambição não é de todo algo ruim como pensam. Eu quero tornar a LAESC grandiosa, um antro nacional de pesquisas em prol da população mais carente, aqueles que não possuem condições, mas que podem receber a informação. Em prol daqueles que possuem condições, mas são leigos quanto a informação. Uma liga de todos e para todos, com pessoas sérias, honestas e competentes.

A Gabi Andrade e a Karen Bergo, universitárias da mesma faculdade em que estudo, fizeram-me o convite para a direção da pasta. O que posso dizer é que o cargo “diretor” é intrínseco à organização de uma liga, mas o objetivo “comunhão” torna-se ainda mais necessário perante uma pauta tão importante.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Laesc, no Instagram, @laesc_fmu, contem conosco para um conteúdo pragmático e abordagens científicas acadêmicas em prol da população.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress