Compartilhe

Compartilhe

Recentemente, tornei-me diretor da pasta de pesquisas e extensão da Liga Acadêmica de Estudos em Saúde Coletiva (Laesc) do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Confesso que a minha rotina tem sido um tanto quanto avassaladora, eu diria que até mesmo periclitante. Mas é curioso estar com os universitários e junto a eles, tornar-me um pesquisador.

Eu estou graduando psicologia, logo, busco credibilidade e embasamento para falar sobre o assunto, no intuito de ajudar pessoas. Tornar-me um psicólogo nunca foi um sonho tão obsessivo. Eu realmente quero sobrecarregar o meu cérebro de informações, a tal ponto que eu possa ter um shutdown de tanto estudar. Não façam isso, não é saudável, eu sou inconsequente.

Estranho dizer que aquele garoto diagnosticado com Síndrome de Asperger, o único filho autista que sua mãe tem, hoje tornou-se um dos grandes nomes do autismo no Brasil, marcando sua trajetória e carregando o sobrenome “de Lira” nas costas. O garoto antes invisível, que foi apresentado para todo o Brasil ao gravar uma matéria para a TV Globo, na função de diretor do Autistas Alvinegros, o primeiro movimento de inclusão social nos estádios de futebol feito por autistas que torcem para o Sport Club Corinthians Paulista. O garoto que superou suas dificuldades de comunicação e socialização, esforçando-se diariamente por altruísmo.

Mas eu quero mais… A ambição não é de todo algo ruim como pensam. Eu quero tornar a LAESC grandiosa, um antro nacional de pesquisas em prol da população mais carente, aqueles que não possuem condições, mas que podem receber a informação. Em prol daqueles que possuem condições, mas são leigos quanto a informação. Uma liga de todos e para todos, com pessoas sérias, honestas e competentes.

A Gabi Andrade e a Karen Bergo, universitárias da mesma faculdade em que estudo, fizeram-me o convite para a direção da pasta. O que posso dizer é que o cargo “diretor” é intrínseco à organização de uma liga, mas o objetivo “comunhão” torna-se ainda mais necessário perante uma pauta tão importante.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Laesc, no Instagram, @laesc_fmu, contem conosco para um conteúdo pragmático e abordagens científicas acadêmicas em prol da população.

Veja também...

Na última quinta feira, dia 16 de maio, foi o Dia Nacional de Acessibilidade! @alinecastromg é uma referência nessa luta (não deveríamos …

Ter conhecimento básico sobre ABA é fundamental para todos os profissionais que atendem pacientes autistas.Para nós da área motora essa ciência é …

Os passeios até o Pratagy Acqua Park, em Ipioca, Alagoas, continuam proporcionando diversão para mais de mil crianças autistas que estudam em …

plugins premium WordPress