Compartilhe

Compartilhe

“Quando eu tô com raiva, eu vou pro balanço pra me regular.”
Adolescente autista de 11 anos. R.S.M.
(Imagens autorizadas pelos pais)

A arteterapia é um processo terapêutico por meio da arte, expressão criativa livre, autêntica e espontânea, sem julgamentos ou intervenções.
É um acompanhamento emocional que prioriza a comunicação não verbal, mantendo um “diálogo vivo” com a sua arte e as suas emoções e sentimentos.
É oferecer uma escuta genuína ao ser, com arte.

“O trabalho do arteterapeuta é o de estimular o sujeito a criar até a finalização de sua obra, observando neste percurso suas atividades, reações e expressões durante a execução do trabalho.”
URRUTIGARAY (2011)

Para pessoas autistas, um dos maiores desafios pessoais é exatamente esse reconhecimento e entendimento do que está se passando consigo em meio a um turbilhão de sensações não compreendidas, mas vivenciadas. Passar a perceber-se e entender-se nesses momentos é de crucial importância para melhorar a sua qualidade de vida, e a arteterapia tem esse olhar sensível para todos que passam por sua intervenção.

“A arte fornece uma maneira de ajudá-los a desenvolver sua imaginação e compreensão do mundo ao seu redor.
A expressão através da arte oferece uma forma alternativa de construir ou aprimorar suas habilidades de comunicação.” Amy C (2020)

Processo emocional

Aprende-se, então, a reconhecer o que senti, experienciando o processo emocional e o que se precisa fazer, para que, após nominar essas emoções, busquem-se caminhos para dialogar com elas, e ainda entender o que as fez trazer o sentimento que se perpetuou, e equilibrar-se, encontrando o lugar para trazer a paciência e a calma, harmonizando-se e seguindo o seu próprio caminhar… com mais autonomia e amor!

Arte: Emoções
lado 1- A raiva 😡
lado 2- A calma 🌈❤️

Vivência em Arteterapia: Filtros:
O objetivo e o subjetivo, o concreto e o simbólico.

Referência:
Os Benefícios da Arteterapia para Crianças com Autismo. Disponível em
https://blossomchildrenscenter.com/2020/02/27/benefits-of-art-therapy-for-children-with-autism/ . Acessado em 19/19/2022.

URRUTIGARAY. Maria Cristina. Arteterapia: a transformação pessoal pelas imagens. 5. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

Veja também...

A arte, em sua essência vibrante e transformadora, espelha a própria natureza humana. Flexível, mutável e repleta de surpresas, ela reflete a …

No vídeo abaixo, Marcos Mion faz mais um alerta bastante importante. Agora, o apresentador, pai do adolescente atípico Romeo e um dos …

A Justiça de Praia Grande, no litoral de São Paulo, deferiu liminares para que a Amil não cancele contratos de plano de …

plugins premium WordPress