Arteterapia é um acompanhamento terapêutico por meio da arte. Entenda-se arte aqui como expressão criativa livre, espontânea, autêntica, sem julgamentos e sem preocupações com a beleza ou a estética da sua criação.
É quando a linguagem não verbalizada, mas sentida, muitas vezes “estranha” aos olhos e que emerge do tatear a massa, a terra, a argila. Transborda o choro, traz leveza e alívio. Traz para a mente as razões e os porquês, mas sobretudo, plena para ser compreendida, reconhecida, aceita, acolhida e então, ressignificada,o vai mostrar ao ser por inteiro, o verdadeiro sentido da transformação, alimentada pelos desejos da alma e do coração.
É a comunicação do inconsciente à consciência, meio de tornar visível e materializado o imaginário, o intuitivo, os pensamentos, os instintos e as emoções.
Meio de trabalhar os desafios da vida, os traumas, os bloqueios outrora vividos e então, encontrar o fim desejado, almejado por sua mente e seu agir vencendo obstáculos, caminhando seguro e confiante, encontrando novos espaços para avançar e superar seus próprios limites do cotidiano… da vida.
E é por esse diálogo com a arte, na escuta sensível e genuína, que a clareza dos fatos vem desenvolver no processo terapêutico momentos de satisfação pessoal e com isso elevar a autoestima, conquistando lugares jamais vislumbrados e que agora mais forte e seguro, seu ser em construção, caminha com sucesso.
É bem estar, harmonia e alegria, relaxamento físico, crescimento pessoal, amadurecimento emocional e autoconhecimento, sendo conquistados naturalmente, com sua própria arte, seu sentir e com mais autonomia em vivenciar os seus dias.