Compartilhe

Bronze em levantamento de peso

Compartilhe

José Lourenço Cândido Segundo, de 19 anos, autista com nível 3 de suporte, ganhou medalha de bronze na 1ª Copa Campinense de Levantamento Terra, que aconteceu no último dia 9, em Campina Grande (PB), que reuniu mais de 60 atletas daquela cidade, de João Pessoa e outras cidades da Paraíba e de Pernambuco.

“Ele tem uma fala, mas só usa quando quer muito alguma coisa. A fala é mínima. Ele tem muita dificuldade para se comunicar pela fala. Ele usa PECS como comunicação aumentativa. Graças a Deus o PECS tem ajudado ele muitíssimo”, contou a mãe do atleta, Vilma Mussilene de Araújo Tavares, que é neuropsicopedagoga.

José Lourenço tem grande dificuldade na fala e se comunica por PECS (Picture Exchange Communication System), um dos mais famosos sistemas de comunicação alternativa e aumentativa (CAA). Além de levantamento de peso, treinando com o educador físico Fabiano Nóbrega, ele também pratica corrida de rua e, junto com a mãe (também corredora amadora), os dois já correm cinco quilômetros.

Segundo a mãe, outra vitória para o rapaz foi conseguir estar num ambiente tão cheio de gente e tão barulhento para participar da competição. “Seguimos treinando com ele, mas principalmente, treinando para a vida. “Meu filho foi diagnosticado com 1 ano e 2 meses, com autismo severo, não verbal. Mas graças a Deus, conseguiu concluir o ensino médio ano passado e agora está focado nos esportes. Vinha evoluindo bem, mas durante a pandemia, perdeu quase tudo que aprendeu. Praticamente zeramos, tendo crises absurdas. E só no ano passado conseguimos melhoras e ele tem avançado a partir dos esportes e a comunicação através da CAA com o PECS. Estamos conseguindo recuperar o que ele tinha perdido de evolução cognitiva”, comemorou Vilma.

À frente de José, no pódio do campeonato, ficaram: em primeiro lugar, Michael Angelo, um rapaz com síndrome de Down; e, em segundo, Gabriel Magno Soares Macedo, também autista.

FONTE: https://www.canalautismo.com.br/noticia/autista-nivel-3-ganha-medalha-de-bronze-em-levantamento-de-peso/

Veja também...

A influenciadora digital Giovanna Cariry está sendo reconhecida pelo seu trabalho na categoria de Diversidade e Inclusão no prestigiado prêmio iBest. Conhecida …

A Força Aérea Brasileira, por meio da Base Aérea de Natal (BANT), promoveu, nesta segunda-feira (29/04), para o efetivo, familiares e convidados …

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem TEA, Transtorno do Espectro Autista, também …

plugins premium WordPress