Compartilhe

Capacitismo e desinformação

Compartilhe

Infelizmente tivemos mais um caso recente lamentável de capacitismo e desinformação sobre o autismo na mídia brasileira, com o artigo infeliz e completamente equivocado do filósofo Luiz Felipe Pondé na Folha de São Paulo.

Diante do sucesso da série “Uma Advogada Extraordinária” na Netflix, que se tornou uma das 10 mais assistidas no Brasil, o autor do artigo compara o diagnóstico de autismo com outras modas recentes da cultura pop, tais como vampiros, zumbis, aliens, etc, e solta um sem-fim de asneiras dentre as quais estão as frases da imagem deste post, tais como “O autismo tá bombando!” e “Agora todo mundo quer ter um filho autista!”.

Além de tratar o autismo como “hype” (conforme o título de seu artigo), Pondé ainda reforça o estereótipo do “autista gênio”, descrevendo as dificuldades de relacionamento como o preço a se pagar pela genialidade, e os hiperfocos e a alta capacidade de concentração como “ferramentas de alto valor de mercado no capitalismo”, simplesmente ignorando o fato de que 85% dos autistas do mundo inteiro estão fora do mercado de trabalho!

Tal posicionamento repleto de achismos por parte de uma pessoa conhecida nos meios acadêmico e literário, infelizmente, se assemelha ao de pessoas que assistem à Grey´s Anatomy e House, e já se consideram PHDs em Medicina 🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️ . E a própria série usada como referência esclarece vários equívocos sobre o tema (e inclusive cita a polêmica relação do Dr. Hans Asperger com o Holocausto). Porém, pelo visto, o fato de a Dra. Woo Young Woo ser uma autista que sabe fazer coisas que muitos não-autistas não sabem chamou mais a atenção de Pondé do que o fato de ela ser uma pessoa incomum se esforçando para levar uma vida comum, o que é, de fato, a nossa realidade!!!

Enfim, o autismo pode estar tendo mais destaque na mídia há um bom tempo e ele realmente é um filão lucrativo para vários profissionais do meio, porém ele não é apenas uma inspiração para obras de ficção ou um diferencial competitivo, e sim uma condição que precisa de compreensão, aceitação, acolhimento e tratamento adequado!

Veja também...

A arte, em sua essência vibrante e transformadora, espelha a própria natureza humana. Flexível, mutável e repleta de surpresas, ela reflete a …

No vídeo abaixo, Marcos Mion faz mais um alerta bastante importante. Agora, o apresentador, pai do adolescente atípico Romeo e um dos …

A Justiça de Praia Grande, no litoral de São Paulo, deferiu liminares para que a Amil não cancele contratos de plano de …

plugins premium WordPress