20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Diagnóstico é direito do autista

Compartilhe

O autista deve saber do próprio diagnóstico? Sophia Mendonça, nossa colaboradora, em sua fala para o Canal Mundo Autista, traz à tona uma questão delicada e importante. Isso porque ela aborda a resistência de alguns médicos em compartilhar o diagnóstico de autismo diretamente com o paciente.

Aliás, essa prática é desrespeitosa. Além disso, ela priva o indivíduo autista do direito à informação e à autodeterminação. Afinal, a decisão de como lidar com o diagnóstico e seus desdobramentos deve ser do próprio autista. E não uma imposição médica baseada em julgamentos e suposições.

Portanto, é fundamental compartilhar o diagnóstico de autismo com o indivíduo de forma clara, respeitosa e adequada à sua idade e ao seu nível de compreensão.

Então, o acesso à informação sobre si mesmo permite que o autista compreenda suas características, busque apoio e desenvolva estratégias para lidar com os desafios e explorar suas potencialidades.

Assim, negar esse conhecimento é negar a oportunidade de autoconhecimento, aceitação e empoderamento.

Veja também...

Nathalia Costa Rodrigues, de 26 anos, de São Carlos (SP), jamais imaginou que um gesto específico que sua filha fazia com frequência …

Raelzinho está na fase de desafiar regras e ordens. Na escola, em alguns momentos, desafia a hora de fazer atividades e quer …

Quando uma porta se fecha, outra se abre.Tenham sempre fé. Como autista, sei que entrar no mercado de trabalho é um grande …

plugins premium WordPress