20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Dúvidas sobre o BPC/LOAS

Compartilhe

Primeiramente, vamos entender o que é o BPC/LOAS.

BPC é a sigla do Benefício de Prestação Continuada, um benefício assistencial pago pelo Governo Federal.

O BPC também é conhecido como LOAS.

Na realidade, LOAS é o nome da Lei 8.742/1993 Lei Orgânica de Assistência Social, que criou o BPC.

Se você precisar solicitar o BPC/LOAS no MEU INSS, não vai encontrar o nome BPC, nem o nome LOAS, ali este benefício está com o nome de Benefício Assistencial e tem como símbolo a pessoa na cadeira de rodas.

Portanto, só pra ficar muito claro, BPC, LOAS ou Benefício Assistencial são exatamente a mesma coisa!

BPC/LOAS é aposentadoria?
Não!

Muita gente acha que o benefício do INSS para pessoas com autismo (BPC/LOAS) é uma aposentadoria.

O BPC/LOAS é um benefício social criado pela Lei 8742/1993 Lei Orgânica da Assistência Social, que garante 1 salário mínimo por mês para a pessoa com deficiência (incluindo autismo) ou idoso (+65 anos) de baixa renda.

BPC/LOAS é aposentadoria especial?
Não!

Aposentadoria especial é uma aposentadoria para pessoas com deficiência que trabalharam e contribuíram para o INSS ou que contribuíram como facultativo ou mesmo autônomo.

Se estamos falando de crianças ou pessoas que nunca contribuíram para o INSS não é possível ter a aposentadoria especial.

Muito cuidado, não solicite aposentadoria especial se você está buscando o BPC/LOAS.

Parece complicado, mas com as nossas dicas você verá que é possível fazer isso sozinho, sem precisar contratar ninguém.

BPC/LOAS recebe 13o salário?
Não!

Muitas notícias são veiculadas de que o BPC terá 13o salário, mas infelizmente não é verdade. Fique tranquilo, quando o BPC tiver 13o salário, a gente avisa vocês!

A aposentadoria tem 13º salário, o BPC/LOAS não tem.

Cadastro Único – requisito essencial
O Cadastro Único é essencial para solicitar o Benefício Assistencial no INSS.

Se você não sabe como fazer, clique aqui e veja todos os detalhes sobre esse cadastro.

Caso você não tenha feito o Cadastro Único, faça o quanto antes para não ter problemas no processamento do seu BPC/LOAS.

Se seus dados no Cadastro Único estiverem diferentes dos informados ao INSS, seu benefício pode ser negado, portanto, compareça ao CRAS mais próximo da sua casa e atualize tudo, pois o INSS confere os dados informados no pedido do BPC/LOAS com o seu Cadastro Único.

Preciso atualizar o Cadastro Único?
Sim, é necessário atualizar a cada 2 anos, no máximo.

Muitas pessoas tem o BPC/LOAS suspenso por não atualizar o Cadastro Único.

Mesmo que não tenha mudado nada no seu cadastro, compareça ao CRAS e informe que nada mudou em no máximo 2 anos, assim o sistema estará sempre em dia.

Quem tem direito ao benefício?
Para ter direito ao benefício é necessário cumprir 2 requisitos:

Ser pessoa com deficiência ou idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais;
comprovar que não possui meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
Entendam que a pessoa com autismo precisa comprovar que não pode trabalhar e cuidar do seu próprio sustento e que sua família também não tem condições disso.

Não esqueça de sempre ter um laudo médico legível, com número do CID da pessoa com TEA, suas limitações, incapacidades e barreiras enfrentadas no dia a dia.

Recomendamos um laudo atualizado com esses detalhes de necessidade e adaptações anual, considerando que o desenvolvimento pode mudar, principalmente quando falamos de crianças, adolescentes e jovens.

O laudo constando a incapacidade de trabalhar e suprir seu próprio sustento, barreiras enfrentadas no dia a dia é essencial para que pessoas acima de 18 anos possam conseguir o benefício.

Quem recebe aposentadoria ou pensão do INSS, pode receber o BPC/LOAS?
Não!

Quem já recebe qualquer tipo de beneficio do INSS como aposentadoria ou pensão por morte do INSS, não tem direito ao BPC / LOAS.

Entenda que se você é pai ou mãe da pessoa com deficiência e você recebe a pensão por morte ou aposentadoria, não é impedimento para que seu filho receba o BPC/LOAS.

Quem não pode receber outro benefício do INSS é a pessoa que pretende receber o BPC/LOAS.

Somente criança pode receber o BPC/LOAS?
Não! Tanto crianças como adultos como adultos com autismo podem ter direito ao BPC/LOAS.

É essencial que a pessoa com deficiência não tenha como trabalhar e se sustentar. Quando pensamos em crianças, esse fato é óbvio, afinal, crianças não pode trabalhar, mas é necessário que a sua família também não possua condições de sustentá-la.

Adultos podem receber BPC/LOAS?
Sim, claro! Quando pensamos em adultos, será necessário comprovar que o adulto com autismo não tenha como trabalhar para seu próprio sustento e que sua família também não possui essas condições.

A incapacidade para o trabalho não necessita ser física, pode ser sensorial, intelectual, social ou de adaptação mesmo, mas sempre precisa ser comprovada.

É necessário comprovar através de laudos, principalmente laudos de psiquiatras e psicólogos que declarem que a pessoa não pode trabalhar, não consegue se manter no emprego, não se adequa as regras sociais, ou que não consegue desenvolver suas atividades por falta de habilidades sociais, por exemplo.

Veja também...

Nos últimos anos, a presença das telas na vida das crianças se expandiu de forma avassaladora, acompanhando o ritmo acelerado da disseminação …

Dois estudos — um com humanos e outro com ratos de laboratório — sugerem que a suplementação de vitamina D durante a gravidez pode ajudar a reduzir as …

É muito comum mães chegarem até a mim preocupadíssimas com o uso de medicações. O medo do desconhecido, dos possíveis vícios, dos …

plugins premium WordPress