20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Gritar pode até interromper um comportamento momentaneamente, mas não ensina nada. Quando os pais usam o grito como ferramenta principal para impor autoridade, acabam criando um ciclo de medo. O problema é que medo não é respeito, e a criança aprende a obedecer apenas para evitar a punição, não porque compreendeu o comportamento adequado.
Isso gera um padrão de obediência superficial e reativa, que desaparece quando a figura de autoridade não está presente.

A Análise do Comportamento (ABA) nos ensina que o grito pode funcionar como um estímulo aversivo (hostil), mas seu efeito é passageiro e traz custos emocionais: crianças que crescem sob gritos constantes tendem a ser mais ansiosas, inseguras ou agressivas.

Educar é muito mais do que conter comportamentos indesejados. É ensinar valores, estabelecer limites claros e reforçar comportamentos positivos.

Gritar pode silenciar a criança, mas não ensina a escutar.

Veja também...

Agora me diz, há quantos anos que existem crises nas escolas e quase ninguém fez isso que aponto no vídeo abaixo? O …

Todo mundo é “médico” para diagnosticar o Messi ou a Milena do BBB, né? Mas quando um autista adulto passa informação ou …

Os comportamentos de Tia Milena dentro do BBB26, como a reação após ser desclassificada da Prova do Líder na noite de quinta-feira, têm …

plugins premium WordPress