20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Inclusão em Duque de Caxias

Compartilhe

Foi por amor à filha Luísa, de 7 anos, autista não-verbal, que a pedagoga e mestranda em Educação na UERJ Kezia Queiroz vem liderando um movimento jamais visto em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em prol dessa causa. E a CAX (Comunidade Autismo em Xerém) vem abraçando cada vez mais famílias da região.

– Descobri o autismo da minha filha em 2017. No ano seguinte, criamos uma página para compartilhar informações com outras famílias. Na nossa região, falta muita coisa para quem convive com o autismo, como agentes escolares. Mas só em 2022 o movimento tomou corpo, comecei a acolher outras mães e famílias que estivessem enfrentando a mesma situação em Caxias. Começamos com 23 pessoas e hoje temos 90 – explica a fundadora do grupo.

Em 2022, a CAX deu entrada em uma ação de caráter coletivo no Ministério Público de Duque de Caxias, na Promotoria de Tutela coletiva de Proteção à Educação. O objetivo foi alertar o órgão sobre a falta de agentes de apoio à inclusão educacional no município.

Aos poucos, com a inclusão de cada vez mais famílias, a CAX notou que era preciso promover momentos de descontração para as crianças.

– Percebemos a carência cultural, afetiva e de lazer dos nossos filhos. Ano passado, promovemos o primeiro piquenique inclusivo, também aqui em Xerém. Conseguimos um pula-pula e cada família levou um prato de alimento. As crianças brincaram no campo e foi bastante divertido – recorda a mãe de Luísa.

Primeira caminhada em abril

Em abril deste ano, o grupo promoveu a Primeira Caminhada de Conscientização do Autismo em Xerém, que reuniu 200 pessoas.

– Um cedeu o sítio, outras pessoas ofereceram lanche para as crianças, fomos abraçados pela comunidade – conta Kezia.

A mãe de Luísa sabe que a luta diária é grande, mas não perde a esperança:

– Não temos nenhuma parceria com empresa ou político, somos famílias de baixa renda, simples, que amam nossos filhos e estamos criando uma associação. Conseguimos um advogado para oficializarmos nosso grupo como associação, sem fins lucrativos. Somos todos voluntários e estamos trilhando esse movimento em Caxias para a conquista de direitos, para melhora, aperfeiçoamento e aplicação da política pública dentro dos instrumentos do governo, como os centros de reabilitação, escolas, etc.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress