20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Lembrança de um feito e tanto

Compartilhe

Essa trajetória daria um livro imenso, na luta pela implantação de políticas públicas baseadas em evidências científicas para TEA, via SUS.

O ano era 2020, em plena pandemia de Covid. E ainda assim conseguimos inaugurar um dos nossos maiores projetos na esfera pública e na pasta da Saúde de Santos (SP): a Clínica Escola do Autista, inspirada da iniciativa de Itaboraí, no Rio de Janeiro.

Foi um processo longo, no qual resistimos bravamente na construção dessa política pública e provamos que era possível, através dos nossos muitos saberes e ainda da vontade política de construir um equipamento digno para atender à complexidade do TEA em saúde no SUS.

Trouxemos a ciência para fundamentar as diretrizes do projeto arquitetônico até as práticas baseadas em evidências no tratamento, proposta por nós, “MÃES ATÍPICAS “, e um PAI ATÍPICO para lá de especial.

Caminhamos junto à esfera pública de 2014 até 2021, quando nos retiramos da comissão de acompanhamento do serviço ativo, por não concordarmos com algumas diretrizes.

A solução para o atendimento da demanda, a nosso ver, não é alta em um ano, mas ampliação dos serviços nas demais zonas da cidade. Porém, essa discordância não diminui a importância que o equipamento tem e o esforço para que a análise do comportamento aplicada ao autismo seja uma ferramenta do SUS.

A nós, não cabe nenhuma avaliação hoje quanto à sua funcionalidade, pois cumprimos a nossa missão por longos anos. Mas, sim, as famílias para as quais lutamos, avaliar como tem sido a prestação do atendimento.

A nós, enquanto sociedade civil e grupo de pais, cabe continuar fazendo o trabalho de formiguinha.

Lembrando que todas as famílias devem ser constantemente orientadas do que são práticas com evidências para TEA, treinadas para ampliação dos repertórios em ambiente doméstico, participação/conhecimento do plano terapêutico, bem como seus objetivos alinhado diretamente com a família, além de devolutivas e gráficos que apresentem o desenvolvimento do atendido em função das suas demandas!

Que possamos ver movimentos de pais cobrando a ampliação desse serviço, a atualização de práticas dentro dos CAPs e CERs, do mesmo jeitinho que vimos o movimento de pais contra o Roll Taxativo da ANS.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress