Ser mãe da Manu e da Carol enche meu coração de gratidão, entre tantos outros sentimentos. Abaixo, algumas das lições que tenho aprendido com elas.
1- Nada sobre eles (autistas) sem eles. Escutar, aprender e incluir.
Eu mais aprendo com minhas filhas, do que ensino a elas!
2- Eu NÃO sou a mãe – mulher-maravilha que eu gostaria de ser para as minhas filhas e está tudo bem não dar conta de tudo…faço o meu melhor e sigo sem a culpa de querer “carregar o mundo nas costas”
3- Não importa o tamanho do obstáculo, se eu estiver disposta a superá-lo. O meu esforço, a minha dedicação diária e a constância são o que vai fazer toda a diferença nesse processo.
4- Ninguém é insubstituível (nem terapeutas, nem professores, nem babás…). Por mais difícil que sejam as mudanças, é necessário estar preparada para as adaptações. Trabalhar a inflexibilidade cognitiva das nossas crianças é fundamental!
5- Nem toda semente plantada será colhida instantaneamente… a recompensa pode vir a longo prazo, mas a colheita é certa! Esperar faz parte do processo!
6- Eu devo, sim, cuidar de mim e do meu casamento. Se eu estiver bem, e meu casamento alicerçado, as minhas filhas estarão bem e nosso convívio em família será mais feliz e saudável, diante de tantos desafios diários.
7- O diagnóstico de autismo não é uma sentença, é um trampolim para um novo recomeço. Recomeçar dói.. mas cada dia é um novo dia, e a forma como eu vou encarar esse novo dia é que vai fazer a diferença no novo recomeço!
8- Não fazer comparações! Cada autista é único, com caraterísticas próprias e individuais!
Comparações causam frustrações!
9- O maior preconceito começa dentro de casa.
Aceitar a condição das minhas filhas foi libertador ! Minhas filhas, meu orgulho! 💪
E vocês? Quais foram as lições que aprenderam???
Crédito: Instagram @autistas_com_lacos_e_fitas
#autismo #tea #amor #empatia