Compartilhe

As lições de Manu e Carol ao longo desses anos

Compartilhe

Ser mãe da Manu e da Carol enche meu coração de gratidão, entre tantos outros sentimentos. Abaixo, algumas das lições que tenho aprendido com elas.

1- Nada sobre eles (autistas) sem eles. Escutar, aprender e incluir.
Eu mais aprendo com minhas filhas, do que ensino a elas!

2- Eu NÃO sou a mãe – mulher-maravilha que eu gostaria de ser para as minhas filhas e está tudo bem não dar conta de tudo…faço o meu melhor e sigo sem a culpa de querer “carregar o mundo nas costas”

3- Não importa o tamanho do obstáculo, se eu estiver disposta a superá-lo. O meu esforço, a minha dedicação diária e a constância são o que vai fazer toda a diferença nesse processo.

4- Ninguém é insubstituível (nem terapeutas, nem professores, nem babás…). Por mais difícil que sejam as mudanças, é necessário estar preparada para as adaptações. Trabalhar a inflexibilidade cognitiva das nossas crianças é fundamental!

5- Nem toda semente plantada será colhida instantaneamente… a recompensa pode vir a longo prazo, mas a colheita é certa! Esperar faz parte do processo!

6- Eu devo, sim, cuidar de mim e do meu casamento. Se eu estiver bem, e meu casamento alicerçado, as minhas filhas estarão bem e nosso convívio em família será mais feliz e saudável, diante de tantos desafios diários.

7- O diagnóstico de autismo não é uma sentença, é um trampolim para um novo recomeço. Recomeçar dói.. mas cada dia é um novo dia, e a forma como eu vou encarar esse novo dia é que vai fazer a diferença no novo recomeço!

8- Não fazer comparações! Cada autista é único, com caraterísticas próprias e individuais!
Comparações causam frustrações!

9- O maior preconceito começa dentro de casa.
Aceitar a condição das minhas filhas foi libertador ! Minhas filhas, meu orgulho! 💪

E vocês? Quais foram as lições que aprenderam???

Crédito: Instagram @autistas_com_lacos_e_fitas

#autismo #tea #amor #empatia

Veja também...

A comunidade autista no Brasil está profundamente consternada pela morte de Liliane Senhorini, a querida Lili, professora, ativista e mãe de três …

Há ainda escassez de estudos de alta qualidade quando falamos de psicoterapia com adultos autistas. Mais pesquisas precisam ser feitas. Porém, o …

No vídeo abaixo, Marcos Mion faz mais um alerta bastante importante. Agora, o apresentador, pai do adolescente atípico Romeo e um dos …

plugins premium WordPress