20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Livro que traz respostas

Compartilhe

A adolescência, com certeza, é um desafio por si só. Porém, para os indivíduos dentro do espectro autista, pode ser muito mais desafiadora, à medida que as demandas sociais e as pistas sociais implícitas aumentam, a convivência agora já não é mais “inerente” como na infância, mas sim determinada por gostos, afinidades, escolhas, popularidade, entre outras, o que torna o meio social muito exigente, pouco compreensível.

As questões abstratas também aumentam a exigência de “jogo de cintura”, de “censura”, de “adaptação” e torna-se ainda maior, para uma mente que ainda pouco se conhece, pouco conhece sobre esse enigma social, pouco confia em si mesma e pouco as coisas fazem sentido.

Na adolescência, o estreitamento nas relações acontece, assim como os relacionamentos íntimos; a demanda de estudos aumenta; as transformações no físico, no humor, o senso crítico e o julgamento também ficam mais apurados, justificando que nessa fase da vida muitos autistas adoecem, deprimem, têm desejo de sumir, de serem transparentes e rebaixam a autoestima, aumentando o isolamento.

Simplesmente não há condições internas, habilidades e recursos para o enfrentamento, a estrutura não dá conta e inicia-se o sofrimento e o adoecimento.

Quer saber mais? Esse livro aí tá incrível!

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress