O futebol é o esporte mais popular do mundo. Os autores de um estudo avaliaram o efeito da iniciativa futebol nas habilidades, aptidão e mobilidade de adultos com deficiência intelectual (DI) e transtorno do espectro autista (TEA).
O programa é composto de sessões semanais. Resultados: habilidades no futebol, condicionamento físico e mobilidade. A efetividade foi avaliada usando análises dentro / entre grupos (por exemplo, tamanho do efeito).
Participaram 50 adultos com deficiência intelectual e 19 com TEA. Do pré-teste ao pós-teste, o grupo de deficiência intelectual melhorou suas habilidades no futebol, aptidão física – o grupo com deficiência intelectual apresentou ESs triviais, enquanto o grupo ASD apresentou ESs moderados a grandes; Mobilidade – apenas o grupo com TEA apresentou uma melhora significativa, e o grupo com deficiência intelectual apresentou melhor capacidade na maioria dos resultados nos pré e pós-testes.
Até agora, o impacto do treinamento no futebol – um dos mais populares diversas atividades esportivas – não foi completamente investigado em indivíduos com deficiência intelectual e TEA. O objetivo do presente estudo foi examinar os efeitos da participação no Programa de futebol da GOL sobre habilidades no futebol, aptidão física e capacidade de adultos com deficiência intelectual e TEA.
Foi uma hipótese, concluiu que, apesar do baixo volume de treinamento, efeitos positivos ser revelado nos dois grupos. Consequentemente, tanto o grupos de deficiência intelectual e TEA apresentaram melhora em alguns resultados de condicionamento físico. No entanto, diferentes tendências foram observadas.
FONTE: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31124217/