20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

O êxito da arteterapia

Compartilhe

A presença da arteterapia nas equipes multidisciplinares, como terapia de base, no tratamento das pessoas com transtorno do espectro autista, já é uma possibilidade com muito êxito.

É possível trazer vida e entusiasmo às pessoas autistas, acolhendo suas particularidades pessoais e especificidades sensoriais, comportamentais, sociais, afetivas, relacionais, cognitivas, motoras e de linguagem, verbal e não verbal.

A arteterapia trabalha com uma infinidade de estímulos sensoriais necessários para o desenvolvimento criativo, imaginativo e simbólico, oportunizando, assim, desenvolver com eficiência, as funções executivas, o processamento cognitivo e conativo, funções complexas do cérebro, nas aprendizagens globais para as pessoas autistas, em especial.

É na regulação emocional, na flexibilidade cognitiva e das rotinas, na quebra da rigidez comportamental, na adaptabilidade das tarefas, no controle à frustração, no desenvolvimento da autoestima, no crescimento psicoemocional, zelando pelo equilíbrio e bem estar da pessoa autista, que a arteterapia vem trazer para esse lugar de escuta sensível, uma prática terapêutica, que propicia autoaceitação e reconhecimento de suas peculiaridades, aprendendo a encontrar um caminhar seguro e confiante para ser feliz.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress