20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Previsibilidade é importante

Compartilhe

Em minha estreia aqui neste site, a convite de Marlon Brum, optei por abordar um assunto que aflige muitas famílias: a baixa flexibilidade comportamental das pessoas autistas. Espero que gostem, e que este espaço seja um lugar para trocas de muitas experiências.

A rigidez cognitiva no autismo refere-se à dificuldade em ser flexível no pensamento, comportamento ou na adaptação a mudanças.

Isso pode se manifestar como resistência a alterações na rotina, insistência em determinados padrões ou dificuldade em aceitar novas ideias ou perspectivas.

Essa característica está relacionada ao modo como o cérebro processa informações e pode gerar desconforto, ansiedade ou crises quando as expectativas da pessoa são frustradas.

Embora seja desafiador, com apoio terapêutico e estratégias adequadas, é possível ajudar a desenvolver maior flexibilidade, reduzindo o impacto da rigidez no dia a dia.

A paciência, o respeito e a criação de um ambiente previsível são fundamentais para lidar com essa característica.

Veja também...

Raelzinho está na fase de desafiar regras e ordens. Na escola, em alguns momentos, desafia a hora de fazer atividades e quer …

Quando uma porta se fecha, outra se abre.Tenham sempre fé. Como autista, sei que entrar no mercado de trabalho é um grande …

Autismo na vida adulta, seus desafios e suas potencialidades. Falo mais sobre tudo isso no vídeo que segue.

plugins premium WordPress