Compartilhe

Compartilhe

Há ainda escassez de estudos de alta qualidade quando falamos de psicoterapia com adultos autistas. Mais pesquisas precisam ser feitas.

Porém, o que temos de evidências (ou com alguma evidencia) até o momento são intervenções baseadas em:

– Análise do comportamento aplicada (ABA) – NÃO PARA TODAS AS DEMANDAS.
– Terapia Cognitivo Comportamental (Maior evidência, até o momento, para psicoterapia, principalmente, para queixas relacionadas a ansiedade, depressão e fobias sociais).

– Terapias comportamentais de terceira geração.
– Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)
– Terapia Comportamental Dialética (DBT)
– Terapia cognitivo comportamental baseada em atenção plena e aceitação.

O foco destas intervenções está, principalmente, em:
✅Depressão
✅Ansiedade
✅Treino de habilidades (não só comportamentais mas, principalmente, emocionais)
✅Regulação/Autogestão emocional
✅Dificuldades sociais e fobias sociais

Processo para construção do PEI/PDI
💡Anamnese
💡Vínculo
💡Avaliação, investigação da queixa e experiências do cliente, sua cultura social, dificuldades sociais e emocionais, identificação de constrição comportamentais que estejam sendo barreiras para a pessoa viver uma vida plena de acordo com seus valores
💡Formulação do caso (hipótese)
💡Construção do plano de intervenção em conjunto com a pessoa e/ou familiar
💡Adaptações e intervenções (foco no curto prazo)

📚Sugestão de livros para estudos:

✅HAYES, Steven C.; HOFMANN, Stefan G. Terapia cognitivo-comportamental baseada em processos: ciência e competências clínicas. Artmed Editora, 2020.

✅LINEHAN, Marsha M. Treinamento de habilidades em DBT: manual de terapia comportamental dialética para o terapeuta. Artmed Editora, 2017.
(tem manual para intervenção com adolescentes também)

✅ROEMER, Lizabeth; ORSILLO, Susan M. A prática da terapia cognitivo-comportamental baseada em mindfulness e aceitação. Artmed Editora, 2009.

✅BORGES, Nicodemos B.; CASSAS, Fernando A. Clínica analítico-comportamental: aspectos teóricos e práticos. Artmed Editora, 2009.

✅BECK, Judith S. Terapia cognitiva para desafios clínicos: o que fazer quando o básico não funciona. Artmed Editora, 2007.

Veja também...

O “suporte substancial” no TEA significa que estas pessoas necessitam de uma quantidade considerável de ajuda em suas atividades diárias. Elas podem …

Um diagnóstico de autismo na vida adulta não é um passe imediato para a liberdade. É uma jornada complexa de emoções, reflexões …

Com apoio da Escola do Futuro de Goiás, uma startup em Santo Antônio do Descoberto criou revistas tecnológicas voltadas para o aprendizado …

plugins premium WordPress