Vocês sabiam que crianças a adolescentes autistas podem ter ‘excesso’ de sinapses no cérebro?
Sinapse é o encontro de neurônios cerebrais, que irão fazer uma troca de informações.
O excesso de sinapses no cérebro autista tem relação com a falha ou diminuição da poda neural. A poda neural acontece no cérebro de todo mundo e durante todo o decorrer da vida. As podas mais intensas acontecem na primeira infância.
Por conta da falha ou diminuição da poda neural, são cérebros mais hiperativados, hipersensíveis, desorganizados, com sinais de excesso de atividade desordenada em algumas áreas e hipo ou baixa atividade em outras.
Post baseado em estudo da Universidade de Columbia.
Compartilhe
Sinapses no cérebro autista
Compartilhe
Luciana Xavier
Psicóloga e neuropsicóloga
especialista em atrasos no desenvolvimento, autismo e ABA. Diretora da equipe multidisciplinar @neuropsicolux, palestrante, professora e escritora.
Veja todos os meus artigos
Veja também...
A ABADS (Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social), fundada em 1952, é uma instituição sem fins lucrativos que atende pessoas com …
As pessoas mais vulneráveis, justamente as beneficiárias do BPC, têm menos condições de organização e luta política junto ao Congresso. É fundamental …
Uma servidora pública municipal conseguiu, com o apoio da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, uma liminar que garante …