Compartilhe

TDAH e a sala de aula

Compartilhe

Eu tinha uma imensa dificuldade em me concentrar em sala de aula, porque tudo era mais interessante. Eu começava o cabeçalho e desenhava logo embaixo. Eu não dava conta de fazer a tarefa, não conseguia copiar de jeito nenhum. Eu não me sentia motivado, é uma coisa que não depende apenas do método do professor. O método dele pode ajudar? Pode. E se essa criança tem o que eu tive, que é a disgrafia?

O que me ajudou na função de copiar do quadro foi mudar de escola, fui para uma mais inclusiva. Sentava na frente e a professora conversava comigo durante toda a aula, me dava dicas. Tipo: ‘Yuri, você entendeu isso aqui?’. Ela puxava sempre minha atenção.

Tudo isso está muito ligado à neuroquímica, de níveis dopaminérgicos no cérebro. Ou seja, nossa motivação depende muito mais de fatores externos do que da pessoa neurotípica, o aluno neurotípico, ou seja, o padrão, também acha chato copiar do quadro, mas ele tem engaja maior por ter seus níveis de dopamina mais estabilizados.

Veja também...

A comunidade autista no Brasil está profundamente consternada pela morte de Liliane Senhorini, a querida Lili, professora, ativista e mãe de três …

Ei, pessoal! Vamos falar sério por um minuto? Você, adulto, acha que seria eficaz se sua sessão de terapia durasse apenas 20 …

Primeiramente, vamos entender o que é o BPC/LOAS. BPC é a sigla do Benefício de Prestação Continuada, um benefício assistencial pago pelo …

plugins premium WordPress