20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

TDAH e a sala de aula

Compartilhe

Eu tinha uma imensa dificuldade em me concentrar em sala de aula, porque tudo era mais interessante. Eu começava o cabeçalho e desenhava logo embaixo. Eu não dava conta de fazer a tarefa, não conseguia copiar de jeito nenhum. Eu não me sentia motivado, é uma coisa que não depende apenas do método do professor. O método dele pode ajudar? Pode. E se essa criança tem o que eu tive, que é a disgrafia?

O que me ajudou na função de copiar do quadro foi mudar de escola, fui para uma mais inclusiva. Sentava na frente e a professora conversava comigo durante toda a aula, me dava dicas. Tipo: ‘Yuri, você entendeu isso aqui?’. Ela puxava sempre minha atenção.

Tudo isso está muito ligado à neuroquímica, de níveis dopaminérgicos no cérebro. Ou seja, nossa motivação depende muito mais de fatores externos do que da pessoa neurotípica, o aluno neurotípico, ou seja, o padrão, também acha chato copiar do quadro, mas ele tem engaja maior por ter seus níveis de dopamina mais estabilizados.

Veja também...

Acaba de ser divulgada pelo governo dos Estados Unidos a nova pesquisa do CDC Foundation (Center of Disease Control), que mostra um …

Quando a terapia interdisciplinar ganha as ruas, com o parque e o céu azul como ambiente terapêutico, os sorrisos de nossos pacientes …

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um tipo de transtorno neurobiológico genético que geralmente aparece na infância. Os …

plugins premium WordPress