O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é observado em crianças em fase escolar que apresentam o comportamento de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Os sintomas começam na infância e podem continuar até a fase adulta. Ainda não se sabe a origem desse transtorno, se é genético, diferenças biológicas e psicossociais.
O diagnóstico deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar por, no mínimo, seis meses de acompanhamento se a criança apresentar os mesmos sintomas em casa e na escola.
As crianças com TDAH podem apresentar o comportamento de agitação, inquietação e de destruição de objetos. Na adolescência, são pessoas imprudentes e impulsivas. Nas relações sociais acontecem a não cautela e inibição. Na vida adulta, se isolam e não são muito populares.
No ambiente escolar, a criança apresenta a falta de atenção nas atividades independentes se a aula é lúdica. Existem, também, a dificuldade de seguir regras, a ausência em atividades de raciocínio, perda constante dos materiais escolares e esquecimento das tarefas de casa.
Os sintomas que ocorrem no TDAH são a hiperatividade e impulsividade, como, por exemplo, a agitação de mãos e pés. O tratamento deve ser com uma equipe multidisciplinar na área da saúde (psicólogo, neurologista e psiquiatra) com a participação da família e escola. Em alguns casos podem acontecer a intervenção psicoterapêutica e terapia cognitivo-comportamental.
Na sala de aula muitas vezes os professores não sabem identificar que esse aluno pode ter TDAH, porque, em alguns casos, o comportamento pode ser descrito como birras, desânimo, preguiça ou má-educação. Quando o aluno apresenta o laudo de TDAH, os professores podem estimular na qualidade do ensino aprendizagem como enaltecer as qualidades da criança ou adolescente e, assim, estimular o seu desenvolvimento como os restantes dos alunos. Além de estratégias de inclusão dos alunos com TDAH, como aulas dinâmicas, lúdicas e musicoterapia para ajudar na concentração.
Portanto, criança e adolescente com TDAH possuem o potencial para se desenvolver como qualquer pessoa. Existem casos que a pessoa descobre que possuiu traços de TDAH na fase adulta e, mesmo assim, consegue ter uma boa carreira e desenvolvimento cognitivo. Este desenvolvimento depende do bom relacionamento entre pais e professores para, juntos, sanarem as dificuldades.
Compartilhe
O que é e quais são os sintomas?
Compartilhe
Paloma Pimenta
Licenciada em Ciências Biológicas, Pedagogia, Mestre em Ciências e Tecnologia Ambiental e Doutoranda em Medicina Tropical e infectologia. Professora de Educação de Jovens e Adultos em Uberaba-MG.
Veja todos os meus artigos
Veja também...
No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.
Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …
Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …