Há possibilidade de levar ao mundo um olhar para o autismo mais amplo, sem comparações, mas sem sair dos critérios diagnósticos que são extremamente importantes.
O que mudou o diagnóstico em minha vida? Eu hoje tenho respostas para todos os julgamentos e todas as dificuldades que não só os outros apontavam, mas eu mesma me cobrava de uma maneira muito hostil! Aceitar que é parte sua o autismo com o qual que você nasceu com uma condição típica! E então abrir os olhos para o alcance e a própria compreensão de si , é o que precisa ser feito.
Para a família, muitas vezes é um impacto, mas não uma surpresa, pois quem convive sabe o quão imenso foi o ganho do saber! Agora, pertenço a muitos iguais, esse acrescentar da palavra igual tem mais significado que a própria palavra. Então, não dê importância apenas à palavra, mas ao alcance da solitude não ser esmagadora tanto como antes!
Pertencer diz muito. É uma imensa graça poder mesmo com tombos partir de um caminho. Eu aprendi, meus pais aprenderam e continuamos aprendizes eternos dessa jornada.
Contem comigo meus amigos, para os fazer entender um pouco mais do espectro através de minha vivência. E os convido para partilhar a sua!