20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Nem sempre é simples, aliás não tem sido nada simples administrar a adolescência desses dois. Ainda assim, os vejo como meu maior aprendizado diário.

Amor, resiliência, paciência, insistência, presença, participação, disciplina….palavras que definem parte da minha maternidade atípica.

Nunca transferi a educação deles a ninguém, muito menos o sucesso do desenvolvimento de ambos, dentro da condição que cada um deles apresenta ao longo desses anos.

Momentos como esse me enchem de orgulho! Sim, maternidade como a minha, fica orgulhosa de conseguir sair sozinha com eles para almoçar fora.

Coisas simples como: esperar uma mesa vagar, sentar-se e comportar-se adequadamente até o momento da refeição chegar, alimentar-se bem usando os talheres.. comportamentos que nos diferenciam de outras espécies são importantes, sim. Mas requer dedicação a depender da condição, da deficiência, da crença em que se tem no aprendizado!

Mas, claro, para isso abri mão de muitas coisas, e valeu muito a pena. Tenho muito orgulho de vocês: Helena e Tom!

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress