20/06 | 2 anos de Coletivamente

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Campanha de conscientização

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Criado pela Audaz em parceria com a Porão Filmes, o curta-metragem “Conselhos” apresenta depoimentos de pessoas que receberam o diagnóstico tardio de autismo e mostra as reações de cada uma ao ouvir perguntas e receber conselhos da sua própria versão infantil, recriada com o uso de inteligência artificial generativa, usada para dar vida a histórias, imagens, vídeos e músicas.

O filme faz parte da 1ª Campanha Brasileira de Conscientização sobre o Autismo, promovida pelo Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. O material chama a atenção para o diagnóstico tardio, para a importância do diagnóstico precoce e para a quebra do preconceito em relação ao autismo, já que muita gente acredita que pessoas com autismo são apenas aquelas que não falam ou não param quietas, explica Vinícius Gandolph, que usou a experiência de ser pai de autista para escrever o roteiro do filme.

Para dirigir o filme, Clausius Steven, fundador e diretor da Porão Filmes, fez pré-entrevistas com os personagens para entender até que ponto eles se sentiam à vontade para serem surpreendidos no dia da gravação. Foi uma imersão de dois meses para estudar o assunto, pesquisar fotos, conversar com especialistas do instituto [IJC] para entender sobre o autismo, receber a indicação de filmes para assistir e conhecer as melhores formas de abordar os entrevistados. Todos esses processos foram muito importantes, da concepção à entrega do filme”, analisa Steven.

No curta, os personagens são convidados a ocupar as poltronas em um auditório vazio para rever álbuns de fotos e relembrar desafios e passagens marcantes da vida quando ainda não tinham sido identificados com o TEA. Na sequência, são surpreendidos ao verem a própria imagem com voz e movimento projetada em uma grande tela. Todas as reações e palavras contidas no filme são genuinamente espontâneas. A emoção foi real. Além dos protagonistas, parentes e amigos que acompanhavam nos bastidores, se emocionaram e foram às lágrimas, conta Vanderlei Almeida, head de Criação e Estratégia da Audaz, e um dos roteiristas do curta.

Transformação

Ao mesmo tempo em que chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce, o filme ressalta a transformação positiva na vida daqueles que descobriram sua condição já na vida adulta. Ficou claro que, justamente no momento que mais precisavam, pela ausência do diagnóstico [muitas vezes por preconceito e ignorância das pessoas ao redor], não puderam receber o carinho e os conselhos de que tanto precisavam. Pensando nisso, resolvemos usar a inteligência artificial para recriar suas versões infantis e dar a oportunidade dos protagonistas dizerem a si mesmos tudo aquilo que tanto queriam e precisavam ter ouvido, detalha Almeida.

As vozes das animações são de locutores profissionais convidados pela Porão Filmes. A trilha foi produzida por Felipe Engel, da produtora Liquo Audio. Até o dia 30 deste mês, a versão de 30 segundos do filme pode ser vista em grande parte das salas de cinema das redes Cinemark, Kinoplex e PlayArte em todo o Brasil. Já a versão completa está disponível no canal do IJC no Youtube (confira abaixo).

Levantamento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), usado como referência no mundo, estima que uma em cada 36 pessoas poderia ser diagnosticada. No Brasil, dois milhões de pessoas foram diagnosticadas com o TEA, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o autismo como uma série de sinais que indicam algum grau de comprometimento no comportamento social, comunicação e linguagem. Um dos personagens do filme “Conselhos” é o cantor Vitor Fadul, que foi diagnosticado com TEA há apenas dois anos.

FONTE: https://portalmakingof.com.br/campanha-usa-i-a-para-conscientizar-sobre-o-autismo/

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