20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

O Complexo Dreams Park Show em Foz do Iguaçu, com seus cinco atrativos, está preparado para receber pessoas autistas. Quem afere é a Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (ONDA), que vistoriou cada um dos espaços.

A advogada Aline Milanez, representante do ONDA em Foz, e o filho dela, que tem o transtorno do espectro autista (TEA), Joaquim Milanez, fizeram a visita ao complexo. “O parque seguiu todas as exigências previstas pela organização para conceder o selo de Empresa Amiga da Pessoa Autista”, disse Aline.

Para receber a chancela da entidade, o primeiro passo foi o Dreams Park Show capacitar 100% da sua equipe. O objetivo foi fazer com que os colaboradores tenham um “olhar” e um atendimento mais inclusivo às pessoas com TEA.

A formação incluiu entender dos direitos da pessoa autista, entre eles a preferência no atendimento e garantia da entrada gratuita nos atrativos. Já na semana passada, o parque passou a ter uma comunicação interna voltada pessoas do espectro autista.

O complexo também disponibiliza equipamentos individuais que oferecem mais conforto durante a visita nos cinco atrativos. “Sobretudo aos autistas com sensibilidade a ruídos”, frisa a assessoria do Complexo Dreams Park Show. E foi adotada a identificação por meio de um cordão durante a visita, além da gratuidade para os autistas na visita ao parque.

É importante que os atendentes solicitem a Carteira da Pessoa Autista, recomenda a advogada. “É também uma forma de incentivarmos todos autistas a terem suas carteirinhas. É de graça. Além de facilitar o dia a dia, auxilia o governo na elaboração de políticas públicas”, expõe Aline.

O autismo resulta de alterações físicas e funcionais do cérebro, relacionadas ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. O TEA afeta adultos e crianças. Com o avanço dos diagnósticos, o número de pessoas dentro do espectro aumentou consideravelmente. Nos Estados Unidos, a média é de uma para cada 36 pessoas.

Entre os sinais mais comuns do autista estão a dificuldade de comunicação e interação social, interesses restritos e comportamentos repetitivos. Incluindo também o contato visual direto. É papel de todos respeitar direitos e promover a compreensão, o respeito e a empatia.
Mais informações: dreamsparkshow.com.br.

FONTE: https://www.h2foz.com.br/turismo/dreams-park-show-pessoas-com-autismo-foz-do-iguacu/

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress