20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Sala especial no metrô de SP

Compartilhe

No dia mundial de conscientização do autismo, comemorado no último dia 2, foi celebrado pelo Governo de São Paulo com a inauguração da sala de acomodação sensorial (SAS) para pessoas autistas e neurodivergentes na estação Santa Cruz – Linha 5 – Lilás do metrô paulistano, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com a ViaMobilidade.

Projetada pela arquiteta Ana Paula Chacur @arqta_ana_paula_chacur, nossa colaboradora, e especialmente desenvolvida para acolher passageiros durante crises sensoriais, a sala possui isolamento acústico, controle ajustável de iluminação e poltronas individuais com revestimentos laterais, oferecendo um ambiente confortável e seguro para regulação sensorial.

“A SAS, assim como outras políticas públicas que garantam a acessibilidade sensorial às pessoas autistas, tem sido um trabalho que, como arquiteta e ativista pela causa, pelo qual tenho me dedicado a tirar do papel há anos. Portanto, esta é uma realização para celebrarmos nesse dia 2 de abril. Afinal, como dizia Nelson Mandela ‘Tudo parece impossível, até que seja feito’”, citou Chacur, que também é mãe de autista e se dedica ao estudo da acessibilidade arquitetônica, principalmente com foco em autistas e pessoas com outras neurodivergências.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress