Existem cinco passos para você construir a autonomia do seu filho. Você já se questionou em como auxiliar os seus filhos, em suas atividades, sem subestimá-los ou até mesmo sem ferir a autoestima deles? Nesse artigo serão listados alguns comportamentos que podem lhe auxiliar nesse processo tão importante:
1 – Elogie comportamentos esperados e saudáveis: É de extrema importância elogiar, abraçar e reforçar os comportamentos esperados para que se mantenham e se tornem naturais e espontâneos.
2 – Ajude, porém não faça pelos seus filhos: É comum e natural os pais fazerem as atividades que os filhos não conseguem fazer, seja por agilidade ou proteção. Porém, é fundamental que eles realizem suas atividades, como calçar sapatos, abotoar botões de suas roupas etc. Pequenos comportamentos são essenciais para a construção diária da autonomia, da autoestima e da confiança.
3 – Sempre dê instruções claras: Para que as tarefas sejam cumpridas, dê sempre instruções claras, diretas, para que a margem de erro seja pequena e que a criança consiga ter satisfação e sucesso na realização de determinada tarefa.
4 – Dê exemplos de como fazer: A criança precisa de modelo para de fato aprender, por isso dê exemplos de como executar determinada tarefa. Realize juntamente com a criança ou faça em pequenos passos o que precisa ser realizado. Tenha sempre paciência.
5 – Forneça situações para escolhas: Sempre dê a opção de escolha para a criança, mesmo que seja dentro do que você já escolheu, por exemplo: “Filho(a), temos a blusa vermelha e amarela, qual você prefere usar hoje?”.
Essas pequenas atitudes irão auxiliar no processo de autonomia dos seus filhos, fazendo com que cresçam sabendo escolher e tomar decisões.