20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Estádios mais acessíveis

Compartilhe

Clubes de futebol em diferentes regiões do Brasil têm promovido ações para tornar os estádios mais acessíveis a pessoas autistas. Diante da sensibilidade sensorial de parte desse público, algumas arenas passaram a oferecer espaços adaptados e recursos como fones redutores de ruído e salas com isolamento acústico.

Uma reportagem da TV Cultura fez uma retrospectiva dessas ações. Uma delas é o Allianz Parque, em São Paulo, que disponibiliza uma sala sensorial equipada para receber pessoas autistas, com TDAH, TDL e síndrome de Down, com atendimento especializado. Já o Santos, além de incluir torcedores autistas em ações antes das partidas, realiza leilões de camisas para apoiar instituições ligadas ao autismo.

No Mato Grosso, o Cuiabá criou experiências de visita à Arena Pantanal voltadas a autistas, por meio de parceria com o governo estadual. O Fortaleza oferece abafadores de ruído mediante solicitação prévia e reforça o compromisso com a inclusão nas partidas. O Sport firmou parceria com o Instituto Somar para oferecer atendimento clínico a autistas em sua sede. O espaço tem capacidade para até cem pessoas por dia e integra o trabalho social do clube.

Internacional e Juventude, no Rio Grande do Sul, também adotaram medidas. O primeiro conta com uma sala inclusiva no Beira-Rio e equipe de acessibilidade. O segundo oferece camarotes adaptados e iniciativas como torcida exclusiva para autistas.

O Avaí, em Santa Catarina, promoveu uma ação especial em jogo contra o Operário-PR, com camisas personalizadas usadas pelos jogadores e crianças autistas entrando em campo. As camisas foram leiloadas para arrecadação de recursos à AMA. A Ressacada possui ainda um camarote sensorial com estrutura adaptada para o conforto do público autistas.

FONTE: https://www.canalautismo.com.br/noticia/por-autismo-clubes-de-futebol-oferecem-acessibilidade/

Veja também...

Com mais de 125 anos de história e reconhecida como o maior hospital do Brasil em número de internações totalmente pelo Sistema …

Encerramento com a cara da Neuropsicolux: brincar!Hoje nosso time celebrou avanços e conquistas das crianças no ambiente real de um bufê infantil, …

Nathalia Costa Rodrigues, de 26 anos, de São Carlos (SP), jamais imaginou que um gesto específico que sua filha fazia com frequência …

plugins premium WordPress