20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

É preciso tomar cuidado

Compartilhe

Algumas pessoas autistas são mais suscetíveis a serem enganadas, especialmente por conta de características bem comuns no espectro, como:

Leitura literal: muitas vezes interpretamos tudo ao pé da letra. Se alguém diz “vou ali e já volto”, ela espera mesmo que volte rapidinho, sem entender que era só uma forma de dizer.

Dificuldade em perceber segundas intenções: pode ser difícil percebermos quando alguém está sendo sarcástico, irônico ou até malicioso. Isso abre brecha pra manipulações e mentiras.

Confiança excessiva: algumas pessoas autistas tendem a acreditar no que os outros dizem, porque elas mesmas são muito sinceras. Aí, acham que todo mundo é assim também.

Desejo de pertencimento: o desejo de sermos aceitos pode fazer com que a pessoa confie demais, mesmo quando deveríamos desconfiar.

Mas ó… isso não quer dizer que todas as pessoas autistas sejam ingênuas. Muitas aprendem com o tempo, com suporte adequado, com estratégias de proteção social e educação emocional.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress