20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Diferenças entre TEA e TGD

Compartilhe

Você já reparou que muita gente ainda fica confusa com os termos TGD e TEA? Vamos esclarecer isso de uma vez por todas!

Até 2013, utilizava-se o termo transtornos globais do desenvolvimento (TGD) para agrupar condições como autismo clássico, asperger, TGD sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e Síndrome de Rett.

Com a chegada do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), o termo TGD foi substituído por transtorno do espectro autista (TEA). Nessa transição, a Síndrome de Rett foi removida desse grupo, enquanto todas as outras condições passaram a fazer parte do espectro autista.

Curiosidade importante: embora cerca de 91% das pessoas diagnosticadas com TGD preencham os critérios para TEA, nem todas se encaixam perfeitamente nessa nova classificação. E sabe o que é fundamental lembrar? A mudança da nomenclatura não afeta os direitos já garantidos por leis anteriores que citam o TGD.

Veja também...

Agora me diz, há quantos anos que existem crises nas escolas e quase ninguém fez isso que aponto no vídeo abaixo? O …

Todo mundo é “médico” para diagnosticar o Messi ou a Milena do BBB, né? Mas quando um autista adulto passa informação ou …

Os comportamentos de Tia Milena dentro do BBB26, como a reação após ser desclassificada da Prova do Líder na noite de quinta-feira, têm …

plugins premium WordPress