20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Projeto de lei no Piauí

Compartilhe

O Projeto de Lei Ordinária nº 146/2025, apresentado pela vereadora Ana Fidelis (Republicanos-PI), propõe a criação da Política Municipal de Diagnóstico Tardio do transtorno do espectro autista (TEA). A medida tem como objetivo atender adolescentes e adultos que não tiveram acesso a um diagnóstico precoce.

De acordo com a Câmara Municipal de Teresina, no Piauí, o texto prevê capacitação de profissionais da saúde, educação e assistência social, além da integração dos serviços municipais para estruturar protocolos de atendimento e acompanhamento clínico. Também estão incluídas ações de apoio às famílias e campanhas de conscientização para ampliar informações e reduzir estigmas relacionados ao autismo.

Na justificativa, a autora observa que muitas pessoas só recebem o diagnóstico na vida adulta, e que a confirmação tardia pode possibilitar o acesso a terapias, benefícios sociais e estratégias de inclusão. O projeto ainda está em tramitação na Câmara Municipal.

FONTE: https://www.canalautismo.com.br/noticia/camara-de-teresina-discute-politica-de-diagnostico-tardio-do-autismo/

Veja também...

Todo mundo é “médico” para diagnosticar o Messi ou a Milena do BBB, né? Mas quando um autista adulto passa informação ou …

Os comportamentos de Tia Milena dentro do BBB26, como a reação após ser desclassificada da Prova do Líder na noite de quinta-feira, têm …

A maioria das pessoas confunde estabelecer limites com punição. Toda criança que possui limites estipulados e pré-combinados pelos seus pais se sente …

plugins premium WordPress