20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Visita ilustre na Câmara de MS

Compartilhe

A manhã do último dia 30 foi marcada por uma visita pouco comum nos corredores da Câmara Municipal de Campo Grande (MS). Paçoca, uma cadelinha golden retriever de apenas cinco meses, encantou vereadores, servidores e visitantes ao mostrar seu potencial para atuar em terapias voltadas a pessoas com TEA (transtorno do espectro autista).

O convite para a visita partiu do presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), autor do projeto de lei que incentiva o uso de animais em terapias como forma de apoio às famílias que convivem com o autismo. Para o vereador Papy, a iniciativa representa mais uma ferramenta de suporte às famílias de Campo Grande.

“Esse é um projeto de lei que elaboramos em parceria com os canis que fazem o adestramento, para que tenhamos mais uma ferramenta de assistência às famílias que têm alguém com TEA. O cão, pela sua natureza, traz inúmeros benefícios para a convivência humana e, com o treinamento adequado, pode auxiliar diretamente no dia a dia dessas pessoas. Além de apoiar as famílias, a proposta também abre espaço para que os canis ofereçam formação e ampliem o número de animais preparados para esse trabalho”, afirmou.

Durante o encontro, o adestrador Pablo Soares, responsável pelo treinamento de Paçoca, explicou aos presentes como os cães são preparados para esse tipo de atuação. Segundo ele, o trabalho vai muito além do adestramento tradicional, envolvendo estímulos sociais, emocionais e sensoriais que podem contribuir diretamente no desenvolvimento de crianças e adultos com TEA.

Entre afagos, sorrisos e demonstrações de carinho, Paçoca provou que já está pronta para desempenhar seu papel nas terapias, trazendo conforto e qualidade de vida para aqueles que vão contar com sua companhia.

FONTE: https://www.campograndenews.com.br/politica/visita-de-pacoca-a-camara-destaca-a-importancia-de-caes-em-terapias-para-autismo

Veja também...

Com mais de 125 anos de história e reconhecida como o maior hospital do Brasil em número de internações totalmente pelo Sistema …

Encerramento com a cara da Neuropsicolux: brincar!Hoje nosso time celebrou avanços e conquistas das crianças no ambiente real de um bufê infantil, …

Nathalia Costa Rodrigues, de 26 anos, de São Carlos (SP), jamais imaginou que um gesto específico que sua filha fazia com frequência …

plugins premium WordPress