20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

O potencial do ser humano

Compartilhe

No vídeo abaixo, vemos uma disputa de pingue-pongue em que o resultado vai muito além do placar.
Uma das jogadoras possui uma dificuldade motora visível, mas seu desempenho, seu foco e sua coordenação ultrapassam qualquer barreira física.

E isso nos convida a refletir sobre algo essencial: o potencial humano vai muito além de qualquer diagnóstico.

Na prática clínica e, por vezes, na vida, é comum que o diagnóstico (quando existe) acabe se sobrepondo à pessoa. E esse é um erro muito grande.

O verdadeiro cuidado nasce quando deixamos de olhar para o diagnóstico e passamos a enxergar a pessoa por inteiro – com suas capacidades, formas próprias de se adaptar e infinitas possibilidades de ser e de evoluir.

Como médicos, terapeutas, educadores e, sobretudo, como seres humanos, nosso papel é buscar o potencial de cada indivíduo.

Hoje, o convite é à reflexão: você tem sido alguém que incentiva, ou alguém que enxerga primeiro a dificuldade?

Este vídeo foi encontrado na internet. Se você conhecer a pessoa, marque aqui para darmos os devidos créditos. O conteúdo foi utilizado apenas para fins educativos e reflexivos.

Veja também...

Nathalia Costa Rodrigues, de 26 anos, de São Carlos (SP), jamais imaginou que um gesto específico que sua filha fazia com frequência …

Raelzinho está na fase de desafiar regras e ordens. Na escola, em alguns momentos, desafia a hora de fazer atividades e quer …

Quando uma porta se fecha, outra se abre.Tenham sempre fé. Como autista, sei que entrar no mercado de trabalho é um grande …

plugins premium WordPress