Este é seu Sérgio, meu pai. Hoje, ele comemoraria mais um aniversário. Dia de gratidão pela sua vida e seu legado, tantas memórias e ensinamentos. Sem dúvidas, meu pai foi meu maior exemplo, incentivador e professor. Por isso, poderia listar centenas de valores, mas hoje esses são os que mais se canalizam com meu caminho.
1 – Não hierarquizar pessoas e ajudar o próximo. Meu pai fez muitos amigos, das mais variadas situações socioeconômicas. Aprendia, ajudava e brincava com todos, sem distinção. Uma das últimas ações que lembro dele foi pedir doações para crianças carentes do bairro, por conta da pandemia. As doações e ajudas sempre fizeram parte da minha vida, pelo exemplo dele.
2 – Ser grato a Deus e as pessoas. Gratidão é o mais nobre e difícil dos sentimentos. Não realizamos nada sozinhos.
3 – Fazer aquilo que te faz feliz. Meu pai era daqueles que fazia as coisas acontecer, não aguardava as condições perfeitas nem dependia de outros pra fazer aquilo que nos fazia bem.
4 – Se adaptar a novas situações. Meu pai nasceu no Rio de Janeiro, foi morar no sul e por lá ficou. Jamais abriu mão da sua cultura e terra natal Mangaratiba, mas se adaptou muito bem ao sul, uma nova cultura e clima. Manteve a fé nas situações mais difíceis que passamos e encontrou soluções para todas.
5 – Ter na família seu maior bem. Meu pai se doava às pessoas e nada dava mais brilho aos olhos dele do que quando algum familiar alcançava um objetivo ou sucesso. Esses foram os maiores incentivos para mim e meus irmãos.
Que cara abençoado sou eu, ter tido você como pai.